Quando pensamos a ação pedagógica, definimos nossa concepção de ensino e de aprendizagem no sentido de oportunizar aos/as jovens diferentes estratégias didáticas que favoreçam o aprender a construir e buscar novos conhecimentos. Ou seja, aprender com a ação e problematização, buscando soluções e defendendo pontos de vista. Assim, acreditamos que possam desenvolver competências para agir e buscar formação permanente.
Entendemos que nesta faixa etária a busca pela identidade, o despertar para a consciência crítica acerca da realidade social e a construção do projeto de vida, são pontos de desenvolvimento que necessitam ser trabalhados de forma sistemática. Neste sentido pensamos o trabalho pedagógico de maneira que contemple o desenvolvimento destes aspectos importantes na formação do/a adolescente.
A proposta de projetos vislumbra a oportunidade de, a cada série, aprofundar a visão e o conhecimento de si e do mundo, para que sejam desenvolvidas as competências para agir e melhorar a vida em grupo.