A maioria dos pais modernos se preocupa em proporcionar um ambiente adequado ao desenvolvimento saudável de seus filhos, pois conhecem a importância de cuidar do emocional, afetivo, cognitivo e físico da criança.
O Colégio Cellla Mater mostrando-se sensível a esta necessidade procura atender os pais, impossibilitados de acompanharem seus filhos, oferecendo, por meio do Período Integral, a tranqüilidade e segurança desejada pela família.
Pretendemos, enfim, que o ambiente oferecido no Colégio seja o mais semelhante possível ao clima de afetividade, respeito e acolhida que a criança encontra em seu lar.
Crianças de 2 a 10 anos
Este período de permanência dos alunos no Colégio é preenchido com Lição de Casa, Parque, Música, Piscina (verão), Oficinas de Artes (pintura, desenho, colagem, etc.), Hora do Conto, Criação com Sucatas, Brincadeiras e Jogos na Quadra ou em Classes.
A proposta privilegia uma rotina planejada e dinâmica que possibilita uma maior sociabilidade, desenvolvendo também a responsabilidade e autonomia em nossos alunos que vivenciam com alegria uma nova perspectiva do tempo de permanência no Colégio.
Com uma rotina repleta de atividades diversificadas, o Período Integral busca a conquista dos quatro pilares da Educação:
- Aprender a conhecer;
- Aprender a fazer;
- Aprender a conviver;
- Aprender a ser ;
Faz parte também de nossa proposta fortalecer na criança uma imagem positiva de si, descobrindo suas potencialidades de comunicação, integração social e cultural, além de oferecer oportunidades para o reconhecimento das capacidades e habilidades dos integrantes do grupo, estimulando a amizade, atitudes de respeito e convivência com a diversidade.
Durante as brincadeiras, o aluno explora a expressão da emoção, os sentimentos, pensamentos, desejos e necessidades, ao utilizar-se das diferentes linguagens: corporal, musical, plástica, oral e escrita.
Cada vez mais as pesquisas sobre o desenvolvimento e a aprendizagem infantil comprovam a influência positiva da convivência em um espaço escolar rico em oportunidades e experiências para o crescimento sadio dos alunos.
No Período Integral, o momento lúdico acontece diariamente.
O brincar oferece oportunidade de desenvolvimento da linguagem, do pensamento, da concentração e da atenção.
Brincando, o aluno experimenta, descobre, inventa, aprende, adquire habilidades e desenvolve seu senso de companheirismo. Brincar é indispensável à saúde física, emocional e intelectual da criança, é um momento de auto-expressão e auto-realização.
No jogo, o aluno aprende a aceitar regras, esperar sua vez, aceitar o resultado, lidar com frustrações e elevar o nível de motivação.
As relações cognitivas e afetivas da interação lúdica propiciam amadurecimento emocional e vão, pouco a pouco, construindo a sociabilidade infantil.